Boêmios

A Vida Encantada de Jonna Jinton

De tempos em tempos, alguém aparece na minha vida e me faz repensar todos os meus hábitos e estilo de vida. Há alguns anos, conheci a Jonna Jinton no Youtube e desde então sonho em deixar a cidade para trás. Ela é artista, fotógrafa e cantora, e além de morar na casa tão sonhada por ela, em uma floresta no norte da Suécia, Jonna passa os dias se dedicando ao que ela mais ama fazer: arte e ser livre.

Quando assisto seus vídeos, sinto quase como se tivesse sido arrancada de onde estou e transportada para um lugar seguro, tranquilo e de beleza sem fim. É como entrar em transe – o tempo ao meu redor para e tudo que posso fazer é deixar minha mente vagar por reinos desconhecidos.

Mas o que mais me encanta nos vídeos produzidos por Jonna (além da qualidade, tanto em imagens quanto em edição) é a ideia de que posso viver do mesmo jeito que ela; que posso, assim como ela, virar as costas para a loucura dos grandes centros urbanos e mergulhar na natureza em algum lugar distante. Para alguém como eu, que viveu (quase) a vida inteira numa cidade grande, pode ser um tanto frustrante ter que dirigir 30 minutos para chegar no mercadinho mais próximo. Mas acredito que seria a motivação que preciso para finalmente pegar gosto pela cozinha (porque, como boa preguiçosa que sou, não hesito em comer qualquer porcaria que estiver em mãos só pra evitar chegar perto do fogão).

Pessoas como Jonna estão brotando aos montes na internet. Sem pretensão nenhuma, elas estão compartilhando seus estilos de vida sustentáveis e com um ritmo mais slow living. Para mim, essas pessoas são os boêmios de raiz. E a Jonna é uma grande inspiração, principalmente no quesito arte e conexão com a natureza.

É bem provável que até o fim deste ano ainda não esteja morando na minha casa perto da floresta, mas posso mudar minha rotina e deixar meu apartamento com mais cara de casa de campo – e definitivamente posso aprender a fazer um bolo que não pareça um cookie.

10 Comentários

  • Camila Marinho

    Estou apaixonada *O* Muito obrigada por ter compartilhado sua visão e o vídeo da Jonna! Eu não a conhecia!

      • Sophia Rubio

        Oi,então gosto muitos dos videos da jonna,me traz muita paz, queria saber onde ela mora, procurei muito, não achei, queria saber principalmente a cidade em que ela mora, o nome da cidade, se puder me responder eu agradeço muito, tenha um bom dia!!

        • Pâmela

          Oi, Sophia!
          Ela mora no norte da Suécia, num vilarejo chamado Grundtjärn (ela menciona isso no vídeo “A história da minha vida – do sonho para a realidade”).
          Um bom dia pra você também! 🙂

  • Meliza

    Conheci Jonna a pouco tempo pelo youtube e pesquisando sobre ela achei seu excelente texto. Também fico encantada com os vídeos dela, estou maratonando o canal dela…rsrs. Apesar de morar em Cidade do interior gostaria muito de morar num sítio longe de Tudo, cheio de natureza e paz.
    E vendo os vídeos dela…sempre me questiono: será que aqui no Brasil podemos ficar seguro morando num lugar assim?! Na região onde moro as pessoas nao querem morar mais em fazendas,
    criminosos assaltam, torturam e muitas vezes matam os moradores:(
    A realidade do Brasil é tão dura.
    Parabéns pelo Blog!

    • Pâmela

      Oi Meliza, obrigada pela visita! Fico feliz que tenha gostado do blog.

      Eu concordo contigo sobre a realidade do Brasil… as coisas por aqui são bem diferentes e eu jamais faria como a Jonna e desbravaria as redondezas dormindo no meu carro na beira da estrada (inclusive num desses vídeos em que ela viaja sozinha, ela comenta sobre a segurança de onde mora). Mas daí me lembro que o nosso país é um lugar tão grande que ainda existe tribos indígenas vivendo completamente isoladas da civilização no meio da Amazônia. Ok, é um pouco longe demais pra mim, mas é uma opção.
      Às vezes, tudo que a gente precisa é expandir um pouco os nossos horizontes… Talvez aquilo que a gente procura esteja um pouco mais distante, mas ainda assim ao nosso alcance.

      • Gilberto Pontes

        Ola! Sem querer acabei descobrindo esse blog e vou deixar aqui um comentário curto tá.
        Sempre assisto os vídeos da Jonna ee transporto para lá.Realmente muito lindo e amo tudo aquilo.
        Quanto a segurança do nosso país concordo plenamente com o comentário.Bem, sou de São Paulo e a 10 anos moro numa pequena cidade aos pés da Serra da Bocaina,chamada Sao José do Barreiro. O visual aqui é muito bonito tbm pois a cidadezinha é rodeada pelas montanhas.Ainda se pode caminhar aqui sem esses receios de uma grande cidade. Pesquise e irão gostar de ver a beleza por aqui. Aqui descobri uma outra forma de viver, com internet muitas coisas se resolve,além disso a vida sem loucura tem um outro sabor, a de viver.Bj a todos.

        • Pâmela

          Sim, Gilberto, você está certíssimo… ainda temos lugares incríveis no Brasil sem os problemas de falta de segurança das grandes cidades. Com uma boa pesquisa e disposição para mudanças, é fácil encontrar o caminho para esses “paraísos perdidos” brasileiros.

          Abraços.

    • Janaína Teixeira Bitencourt

      Nossa, me senti saindo do corpo e me vi escrevendo o que eu mesma escreveria a respeito da JONNA, sério!! Ela vive a minha vida dos sonhos, quando eu assisto aos vídeos dela choro toda vez. É como se eu me reencontrasse novamente comigo mesma.
      É surreal, muito grata por compartilhar isso conosco, muita luz no teu caminho e paz na tua jornada ….beijos amorosos.

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!