Pote Mágico da Gratidão


Dois dias atrás deveria ter sido um dia de celebração para mim. Era meu aniversário.

Photo by Annie Spratt on Unsplash

Photo by Annie Spratt on Unsplash

Mas, em vez de comemorar, passei o dia me sentindo meio rabugenta. Não era pelo fato de estar completando 35 anos. Nada disso. Estava com cara de ranço porque os meus planos de transformarem aquela data em um dia especial foram por água abaixo. Eu queria passar o dia 11 de agosto em clima de alegria e magia, mas acabei passando as horas respirando fundo para manter a calma e não deixar as influências externas abalarem minha santa paz. Não deu certo. No final daquela sexta-feira, meus nervos ficaram à flor da pele e acabei explodindo em um tsunami raivoso e destruidor. A energia ao meu redor mudou tão drasticamente que os meus gatos saíram correndo de perto de mim – até mesmo minha gata mais zen, Edwiges, que sempre tem uma atitude blasé quando presencia meus raros ataques de fúria se escondeu entre meus livros.

Poxa, era o meu aniversário. Será que era pedir demais por um dia de folga das atribulações do trabalho constante que é a jornada pessoal de cada um? Bem, parece que a Fonte Criadora achou que era e seguiu com seus testes de treinamento com a minha paciência e força de vontade.

E eu que achava que estava indo tão bem…

É claro que o dia não foi uma catástrofe total no fim das contas. De noite, quando já tinha desistido de tentar fazer aquele dia ser mágico e já estava embaixo das cobertas assistindo um filme {de comédia para ver se ainda dava tempo de umas boas risadas no “meu dia especial”}, meu gatinho mais novo e mais ousado, Luke Skywalker {somente um Jedi teria tamanha coragem de se aproximar de mim depois do meu surto psicótico}, prontamente subiu na cama e invadiu meu espaço sentando no meu peito. Ele me olhou com aqueles olhinhos esbugalhados e curiosos e começou a “amassar pãozinho” em mim. Pronto. Ali estava meu momento mágico e especial. Depois de um dia de aniversário absolutamente sem graça, meu pimpolino apareceu para me dizer que momentos especiais e mágicos se encontram nos pequenos detalhes, nos gestos mais delicados, e geralmente acontecem quando mais precisamos deles – quase como um lembrete da Fonte Criadora sussurrando o quanto somos especiais, amados e mágicos.

Pote Mágico da Gratidão - Luke

Abracei meu pimpolino e comecei a chorar. Não de tristeza, mas por gratidão. Naquele breve instante de conexão absoluta com as forças cósmicas que emanavam do meu companheiro de jornada, fui banhada pelas águas da gratidão.

Ontem passei o dia refletindo sobre o assunto… sobre o quanto nos esquecemos de ser gratos pelas pequenas coisas; sobre o quanto momentos tão ordinários podem ser incrivelmente especiais e mágicos. Hoje, logo quando acordei, agradeci por tudo que faz meu coração sorrir. Foi quando lembrei de algo que fiz há tempos e que já tinha esquecido, mas que teve um efeito surpreendente na minha vida no ano que se seguiu.

Então, já que acabei de ingressar no meu ano novo pessoal, resolvi retomar um dos novos hábitos que desenvolvi quando decidi mudar meu estilo de vida. Só que desta vez, resolvi fazer tudo de um jeito mais mágico. E se você gostar da ideia, não precisa esperar por um “ano novo”, basta fazer quando sentir vontade.

A ideia original consiste em manter um caderno onde você, diariamente, escreve coisas pelas quais é grato. Inclusive pelas coisas que ainda não estão fisicamente na sua vida – como uma casa nova, por exemplo. Também já vi pela internet pessoas fazendo uma “jarra da gratidão”, onde elas simplesmente colocam dentro de uma jarra pequenos papeis com mensagens de gratidão. E foi assim que resolvi criar o meu Pote Mágico da Gratidão.

Nesse pote, não coloquei apenas papeis com mensagens de gratidão, coloquei elementos que me fazem lembrar tudo pelo qual sou grata. A ideia é ter uma espécie que “Quadro de Visualização” sobre a minha mesa de trabalho só que como uma peça de decoração cheia de encantamentos, boas intenções e energias positivas. No meu pote, coloquei elementos que fazem minha imaginação visitar os lugares e situações pelas quais sou grata – tanto no tempo presente como no futuro. Ou seja, é um pote de gratidão tanto quanto um pote dos desejos.

Se você quiser fazer o seu, garanto que terá um pequeno-grande momento mágico no seu dia. E tudo que você vai precisar é de um pote {ou uma jarra, uma garrafa… o que você preferir}, pedaços de papeis para escrever as coisas, pessoas e situações pelas quais você é grato e elementos que façam sua mente se conectar com a vibração da gratidão por tudo que você já tem ou deseja experimentar em sua vida. No meu caso, usei cristais, conchas, gravetos e folhas de bananeira para expressar minha gratidão pela conexão com a natureza e com a magia da Terra, assim como para lembrar {visualmente} meu desejo de ir morar em algum lugar fora dos centros urbanos num futuro não muito distante.

Pote Mágico da Gratidão

Solte a sua imaginação e crie o seu Pote Mágico da Gratidão. Use elementos que façam o seu coração sorrir toda vez que você olhar para o pote. Se o foco da sua gratidão é o amor, por exemplo, experimente colocar pétalas de rosas. Se o foco for prosperidade, vale acrescentar algumas moedas. Talvez você queira mais alegria e diversão em sua vida… nesse caso, acho válido iluminar seu pote com glitter, por exemplo. O mais importante no momento em que você estiver criando o seu Pote Mágico da Gratidão é a diversão. O processo tem que ser leve, natural e intuitivo.

Sentiu vontade de pintar o pote? Vai em frente. Achou melhor encher ele de terra para “plantar” seus bilhetinhos de gratidão? Por favor, faça. Esse é o seu Pote Mágico da Gratidão, e enquanto você está criando ele, a magia está acontecendo. Você está depositando a sua energia naquele ritual. Então é melhor que esteja se divertindo e com boas intenções em mente. Manter uma vibração positiva e de gratidão também conta muito, mas sentir amor pelo que está sendo criado é a magia mais poderosa de todo universo.

Se gostou da ideia, por favor, espalhe a notícia e me conte o que achou. E caso resolva fazer o seu Pote Mágico da Gratidão, compartilhe comigo no Instagram através da #PoteMágicoDaGratidão. Eu vou amar saber que você gostou desse pequeno – e muito especial – ritual de gratidão compartilhado aqui.

Comente