4 segredos para o sucesso


Antes de qualquer coisa quero deixar claro que a minha percepção de sucesso pode ser completamente diferente da sua, e está tudo bem. Ter sucesso pode ser passar no exame de matemática, conseguir manter uma rotina de exercícios, alcançar uma meta, ter uma vida tranquila e harmoniosa, se tornar multimilionário e por aí vai. Porém, existem alguns segredos que estão presentes na vida de pessoas muito bem-sucedidas e que desde que implementei na minha vida percebi o quanto andei pra frente. Por isso, sinto que tenho o dever de compartilhar aqui com vocês.

segredos para o sucesso

1. Mantenha-se positivo

Eu conheço muita gente que nunca dá um passo em direção aos seus sonhos porque acreditam que suas ideias e seus objetivos são muito idiotas ou infantis, que são impossíveis de serem realizados ou que serão duramente criticados e ridicularizados se apenas ousarem pensar sobre eles em voz alta (eu, inclusive, já estive nesse grupo). Então, é sempre bom lembrar que as mentes mais criativas e de maior sucesso que já existiram – e ainda existem – um dia já sentiram tudo isso na pele.

Ser positivo em relação aos nossos sonhos é como plantar uma sementinha: é preciso uma boa dose de cuidados até ela se tornar uma linda planta. Não é uma coisa de um dia só, é um processo que deve ser cultivado e adaptado de acordo com o desenvolvimento e que exige cuidado e carinho. É desse jeito que pessoas criativas se destacam.

Sendo assim, quando você tiver uma ideia, em vez de imediatamente pensar nos motivos pelo qual não vai funcionar, gaste alguns minutos amadurecendo ela. Admita que você teve uma ótima ideia e pense em como fazer dela a melhor ideia da sua vida. É claro que algumas ideias serão descartadas ao longo do processo, mas nem todas. Tenha uma atitude positiva em relação a isso primeiro, e só depois use a sua capacidade crítica para lapidar a sua ideia.

Além disso, mantenha por perto apenas aquelas pessoas que te incentivam em vez de pessoas que sempre te colocam pra baixo. Eu sei que essa parte pode ser difícil, mas ficar perto de pessoas negativas, sejam amigos ou membros da família, pode dificultar muito sua vida na hora em que você decidir realizar os seus sonhos.

segredos para o sucesso - mantenha-se positivo

2. Tenha metas realistas

Para ter sucesso na vida, em qualquer área, antes é preciso ter metas. Se você não tem metas, provavelmente não vai chegar em lugar algum. É claro que para chegar longe precisamos de metas ousadas, daquelas que nos assustam até o último fio de cabelo, mas deve ter um equilíbrio… para isso precisamos de metas mais palpáveis.

As metas mais simples são ótimas para manter a chama das conquistas acesa dentro de nós. Além disso, é bem mais fácil dar um passo de cada vez do que dar o salto maior que a perna. O caminho para alcançar uma meta ousada, ou até mesmo “impossível”, está na realização de pequenas metas. Como diria o velho ditado, “de grão em grão a galinha enche o papo“. O sucesso pode nascer da noite pro dia, mas antes disso muito trabalho dever ser feito, afinal, para todo “depois” existe um “antes”.

Assim como a maioria das coisas que precisam de prática, você vai precisar de tempo, e conforme você vai ficando cada vez melhor, as chances do seu sucesso ser maior se tornam mais reais. E não se preocupe com as falhas, elas fazem parte do processo. Dê um passo de cada vez, não tente alcançar todas as metas ao mesmo tempo. Pode ficar confuso e você vai acabar atropelando coisas importantes.

segredos para o sucesso - tenha metas realistas

3. Não seja perfeccionista

Pode ser difícil apresentar a sua ideia para o mundo. Por isso, às vezes, tudo o que a gente precisa para dar vida ao nosso projeto é de um prazo, afinal, nós temos a tendência de ficar aperfeiçoando, esperando chegar na perfeição antes de mostrar para os outros. Um pouco dessa tendência é absolutamente necessária e extremamente profissional, mas prolongar isso eternamente não vai fazer você sair do lugar. Dedique um tempo na criação e, na data prevista, mostre ao mundo. Mesmo que o resultado esteja menos do que perfeito.

Não foque nas falhas, porque falhas não significam fracasso. O sucesso é frequentemente imperfeito. Então, não espere atingir a perfeição antes de mostrar o seu trabalho para o mundo. Busque a perfeição, mas não espere por ela.

segredos para o sucesso - não seja perfeccionista

4. Comece agora

A melhor maneira de nunca tirar uma ideia do papel é deixar pra começar amanhã porque vai ter mais tempo ou porque agora não parece o momento certo ou porque depois vai ter mais disposição…

Comece agora. Faça um plano de ação e, imediatamente, comece a dar os primeiros passos para alcançar o seu objetivo. Faça algo hoje que te deixe mais perto dos seus sonhos. Planejar é necessário, mas é a ação que nos move, que faz com que tudo aconteça.

Talvez a sua vida esteja atolada hoje e você realmente só venha a ter mais tempo livre mês que vem. Mas e daí? O que pode ser feito hoje? Talvez você não possa fazer tanto hoje quanto no próximo mês, mas eu aposto que algo, por menor que seja, pode ser feito hoje. Então faça. Não espere que os seus sonhos caiam do céu no seu colo, abra as suas asas e voe até eles. Hoje. Agora. Não existe hora melhor do que agora para começar.

Criatividade - Coração Boêmio

Comente